Fuinhas é uma localidade portuguesa do concelho de Fornos de Algodres, na província da Beira Alta, região do Centro e sub-região da Serra da Estrela, com 6,18 km² de área e 92 habitantes (2011). Densidade: 14,9 hab/km². Inclui o lugar de Corujeira.
A aldeia de Fuinhas remonta à data de 1527, ano em que tinha por nome Funha.[1]
Foi sede de uma freguesia extinta em 2013, no âmbito de uma reforma administrativa nacional, para, em conjunto com Sobral Pichorro, formar uma nova freguesia denominada União das Freguesias de Sobral Pichorro e Fuinhas com a sede em Sobral Pichorro.
Esta aldeia subdivide-se em quatro lugares: Lameira (o centro da aldeia onde se situa a igreja matriz e a sede da junta de freguesia), Santo Amaro (onde se situa a capela homónima e onde se faz grande romaria a 15 de Janeiro e também no domingo mais próximo), Casas e Corujeira. À saída da aldeia, a caminho de Celorico da Beira, existe ainda a capela de Nossa Senhora do Carmo.
Sobral Pichorro é uma localidadeportuguesado concelho de Fornos de Algodres, na província da Beira Alta, região do Centro e sub-região da Serra da Estrela, com 8,99 km² de área e 208 habitantes (2011). Densidade: 23,1 hab/km².
Foi sede de uma freguesia extinta em 2013, no âmbito de uma reforma administrativa nacional, para, em conjunto com Fuinhas, formar uma nova freguesia denominada União das Freguesias de Sobral Pichorro e Fuinhas da qual é a sede.
Esta freguesia é constituída por duas povoações: Sobral Pichorro (sede) e Mata (a sul), chamada antigamente Quinta da Mata Gata.
© 2025 União das Freguesias de Sobral Pichorro e Fuinhas. Todos os direitos reservados | Termos de Uso, Política de Privacidade e Política de Cookies